SABIA QUE VOCÊ PODE SER UM
AGENTE DE INOVAÇÃO E CONTRIBUIR
PARA MELHORIA DE SERVIÇOS
PÚBLICOS?





Conecte-se a rede do StartupGov e ajude a construir soluções para uma sociedade melhor.

Saiba mais sobre a iniciativa e participe cadastrando a sua ideia!

words



StartupGov:
o Desafio do Serviço Público

O “StartupGov: O Desafio do Serviço Público” é uma das atividades da Semana de Inovação em Gestão no Setor Público, a realizar-se nos dias 30 de novembro a 04 de dezembro de 2015, realizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MP em parceria com organismos internacionais e outros órgãos públicos.

O StartupGov surge como um espaço para debate com o objetivo de aproximar governo de especialistas ligados ao ecossistema de startups, com vistas à formação de rede e discussão de ideias e possibilidades para futuras parcerias, para resolução de questões ligadas ao interesse público. Nesta edição, haverá uma fase online para discutir soluções em formato de negócios focados na melhoria da prestação de serviços públicos nos temas propostos e, em seguida, uma fase presencial, em que um conjunto de especialistas ligados ao ecossistema de startups e servidores públicos convidados discutirão o conjunto de ideias e projetos levantados na fase online, de modo a dar subsídios temáticos para potenciais ações de fomento.

Em parceria com Wenovate e movimento 100 Open Startups, a iniciativa opera como uma rede distribuída de empreendedorismo (comunidade de startups) que possibilita a colaboração de empreendedores entre si e com outros atores relevantes como universidades, investidores, empresas estabelecidas e governo.

Realização


Apoio


Parcerias






DESAFIOS StartupGov.

A iniciativa StartupGov objetiva conectar startups a desafios do setor público e proporcionar o desenvolvimento de inovações, potencializadas pela relação entre o governo e empreendedores privados, de modo a beneficiar a sociedade. O StartupGov visa, ainda, colocar lideranças do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil em um contexto de cocriação para o desenvolvimento de ideias inovadoras relevantes para a sociedade.

Nesta primeira edição, o evento propõe desafios e explora oportunidades para inovação nas áreas de educação e de eficiência da gestão pública.




DESAFIO EM EDUCAÇÃO.

Ao definir o lema “Pátria Educadora”, o Governo Federal sinalizou a necessidade e prioridade para o desenvolvimento da educação no Brasil. São notórios os avanços alcançados nos últimos anos, refletidos na ampliação do acesso ao ensino básico, na disseminação de Institutos e Universidades Federais por todo o país e no volume de recursos direcionados para o setor por meio de iniciativas como o Pronatec, Ciência sem Fronteiras, o FIES e o novo ENEM.

Apesar disso, diante da relevância e amplitude do tema, o governo e a sociedade se veem desafiados constantemente a identificar iniciativas inovadoras que possibilitem proporcionar educação de melhor qualidade, atendendo inclusive necessidades de inclusão social, universalização do acesso e melhoria da eficiência na gestão administrativa e financeira.

Estes desafios requerem o desenvolvimento de novas soluções, com a participação da sociedade, para a sua resolução. Destacam-se as seguintes oportunidades:

• Técnicas, ferramentas ou plataformas educacionais digitais que contemplem uma ou mais áreas temáticas da Base Nacional Comum Curricular (que incluem Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), e que usufruam de novas tecnologias e/ou novos conceitos, tais como crowdsourcing e gamificação, para melhorar a qualidade do ensino;
• Formas inclusivas de produção e disseminação de conteúdo educacional;
• Ferramentas colaborativas que proporcionem interação para estimular a criatividade e aprendizagem entre os próprios alunos, entre alunos, professores e comunidade;
• Novos métodos de avaliação do desempenho de alunos, professores e escolas;
• Melhoria de processos internos e aprimoramento da gestão escolar;
• Adaptação e aprimoramento de experiências utilizadas com sucesso em outros contextos e ou regiões para a realidade das escolas brasileiras;
• Outras soluções que contribuam diretamente para alcance das metas do Plano Nacional de Educação – PNE .

DESAFIO EM EFICIÊNCIA DA GESTÃO .

A Administração Pública enfrenta sempre o desafio de prestar serviços de qualidade, acessíveis a todos os que necessitam e da forma mais eficiente possível.

Em função disso, o Estado deve se dedicar ao aprimoramento constante da gestão pública, de modo a responder adequadamente às inúmeras e diversas demandas colocadas a ele pela sociedade.

Nos últimos anos, o aprimoramento dos canais de diálogo com a sociedade, a ampliação da transparência dos procedimentos do governo e a racionalização de procedimentos da máquina pública, têm contribuído para atuação governamental. Apesar dos avanços recentes, a busca pela melhor gestão dos recursos públicos se coloca como um desafio permanente para o governo e a sociedade, destacando-se neste momento as seguintes oportunidades:

• Tecnologias da informação para a melhoria de processos e serviços com foco na integração de sistemas e de dados, georreferenciamento, computação em nuvem, big data e analytics;
• Soluções para o setor de logística com vistas à racionalização e economicidade de gastos em contratos e serviços;
• Soluções para uso sustentável e economia de recursos naturais, incluindo novas fontes de energia, abastecimento de água, tratamento e reaproveitamento de resíduos;
• Novas ferramentas e metodologias para gestão de pessoas e gestão do conhecimento;
• Novas tecnologias para proporcionar interação, aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre servidores públicos, instituições e comunidades.

Como Funciona?

Nesta edição, haverá uma fase online para discutir soluções em formato de negócios focados na melhoria da prestação de serviços públicos nos temas propostos e, em seguida, uma fase presencial, em que um conjunto de especialistas ligados ao ecossistema de startups e servidores públicos convidados discutirão o conjunto de ideias e projetos levantados na fase online, de modo a dar subsídios temáticos para potenciais ações de fomento.


O que é preciso para participar da fase online?

Todos aqueles que possuem ideias de novos negócios são convidados a participar. Podem participar do programa ideias de projetos , tanto indivíduos não formalmente constituídos em start-ups ou quanto empresas já estabelecidas, desde constituídas, porém, que se enquadrem na definição de startups do programa.

O StartupGov entende o conceito de startup como uma organização temporariamente projetada para buscar um modelo de negócios reproduzível e escalável capaz de entregar novos produtos ou serviços em condições de incerteza.

O empreendedor ou interessado submete as informações básicas de sua ideia inovadora. O participante poderá submeter ideias para qualquer um dos temas propostos, ou ambos, devendo o envio ser feito para cada tema separadamente. Pede-se que as propostas de negócio sejam inovadoras e potencialmente escaláveis.

Outros requisitos desejáveis para ideias e projetos:

Ser considerada inovadora pelo seu público alvo;
Ser considerada escalável e/ou pivotável;
Apresentar um alto potencial de crescimento;
Apresentar um alto potencial de internacionalização e/ou impacto social;
Alta aderência aos temas e geração de valor para a sociedade;
Alinhamento ao interesse público.
Etapas

A iniciativa foi dividida em duas etapas:

Etapa 1 – ONLINE – Submissão de Proposta Inicial.
Nesta primeira etapa o empreendedor ou interessado submete as informações básicas de sua ideia inovadora. O participante poderá submeter ideias para qualquer um dos temas propostos, ou ambos, devendo o envio ser feito para cada tema separadamente. Somente as propostas com maior aderência aos objetivos do programa serão avaliadas na próxima etapa.

Etapa 2 – PRESENCIAL - StartupGov.
As propostas serão avaliadas por um conjunto de especialistas ligados ao ecossistema de startups e servidores públicos convidados, que discutirão o conjunto de ideias levantadas na fase online e constituirão um banco de ideias que possuem potencial para serem aproveitadas em ações de fomento pelo Governo Federal.

Ressalta-se que é terminantemente proibido transmitir, trocar ou publicar, por meio do website, qualquer material de cunho obsceno, difamatório ou ilegal, bem como textos ou criações de terceiros sem a autorização do autor.

Todas as propostas, ideias e projetos enviados deverão apresentar aderência aos temas dos desafios propostos nesta edição e disponíveis no regulamento e no site.

Requisitos para os participantes:

Preencher corretamente o cadastro na plataforma, obedecer ao regulamento e contribuir com ideias ligadas a oportunidades de negócios que contribuam para o interesse público nas temáticas desta edição.

Acesse aqui o regulamento para mais informações.

Benefícios

Ambiente de colaboração online para empreendedores e interessados colaborarem entre si e com especialistas de mercado e servidores públicos convidados, na criação de ideias (ex.: novos negócios) dentro dos temas propostos;
Encontro Presencial entre especialistas voluntários convidados e servidores públicos que discutirão o conjunto de ideias levantado na fase online, de modo a escolher as ideias mais aptas a serem implementadas e dar subsídios técnicos para eventuais ações de fomento . Apresentação e divulgação de relatório da priorização dos temas discutidos;
Oportunidade para acessar ações ou programas parceiros do StartupGov;
O Movimento 100 Open Startups acompanhará o StartupGov e as startups que se destacarem podem ser escolhidas para participar da OIW - Open Innovation Week como uma das 100 open startups mais atraentes do ano.